sábado, 19 de novembro de 2011

Parlamento Jovem participa de ciclo de estudos sobre o Legislativo Estadual nesta quarta-feira

58 Motivados para cumprir seus mandatos, os novos integrantes do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa se preparam para a atuação na Casa, nos próximos seis meses. Os 24 estudantes de diversas instituições de ensino do Rio Grande do Norte se reuniram, na manhã de hoje (19) para participar de um ciclo de estudos com o objetivo de proporcionar conhecimentos acerca do funcionamento do Poder Legislativo Estadual, detalhando as atividades de assessoramento, plenário, comissões e setores administrativos. O curso acontece durante todo o dia, no auditório Robinson Faria e é coordenado pelo setor de Cerimonial e Relações e conta com o apoio pedagógico do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP).

O evento foi aberto pela deputada Márcia Maia, mentora do projeto que está em sua segunda edição. Para a parlamentar destacou a importância de estar atento a todos os assuntos de interesse público para que a atuação do mandato seja positivo. “Minha área de atuação é a área social, mas quando assumimos essa cadeira de deputado, temos que ter conhecimento sobre todos os assuntos, conhecer as políticas públicas, pois somos os representantes dos interesses da sociedade”, declarou. Márcia informou, ainda, que o objetivo do Parlamento Jovem é dar oportunidade aos alunos de conhecer e vivenciar o universo do Legislativo. “Fazer política não é apenas ser eleito pelo voto popular. É antes de tudo ter consciência dos seus direitos e deveres como cidadão e estar antenado com o que acontece na sociedade”, declarou.

O estudante da Escola Estadual José Vieira, Luiz Felipe Honorato da Silva, 16 anos, disse que seu mandato será focado no Esporte e Cultura. “Sempre optei pela liderança, gosto de analisar problemas e buscar soluções. Pretendo criar projetos interessantes para nosso estado”, declarou o novo parlamentar que pretende seguir carreira política. “O Esporte traz saúde, é uma boa influência para que os jovens se mantenham na sala de aula e não se envolvam com amizades erradas. No caso da Cultura, percebo que as escolas não possuem espaços adequados para receber e promover eventos. Pretendo contribuir para melhorar essa situação”, declarou.

Para Marcos Antônio Alexandre da Silva Junior, 16 anos, deputado eleito pela Escola Estadual Franciscode Assis Bittencourt, de João Câmara, é importante que os jovens conheçam as atividades do Legislativo e o que os parlamentares têm feito pela sociedade. O estudante disse que pretende desenvolver projetos voltados para a Educação. O aluno do Instituto Reis Magos, Herbert Medeiros Silva Filho, 16 anos fez comentários sobre o sentimento de desconfiança da população com relação ao meio político. “Existe uma divisão em todas as Casas Legislativas, sejam em âmbito municipal, estadual ou federal. Os parlamentares estão na oposição ou situação e isso deve ser revisto, pois todos são eleitos para defender os interesses da população”, disse Herbert que pretende atuar na área da Segurança.

A Cultura será o foco das atenções da deputada Ryanny Guimarães, 17 anos, eleita pelo Instituto Reis Magos. “Foi a partir de um projeto que eu decidi me candidatar. Depois soube que não era uma ideia inédita, mas mesmo assim vou defender. Trata-se do ‘Vale-cultura’ para os jovens. Hoje são poucos que têm acesso a eventos culturais, em virtude dos preços altos”, afirmou. A deputada falou ainda da participação feminina no Parlamento Jovem e disse que está muito feliz em participar do projeto. “Tenho orgulho desse espaço que as mulheres conquistaram e espero que aumente essa participação”, declarou. Os 24 parlamentares foram eleitos no último dia 04, após trabalho desenvolvido em escolas da capital e do interior, e o processo contou com assessoramento da Secretaria Estadual de Educação e do Tribunal Regional Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário