quinta-feira, 8 de abril de 2010

Inovação com arte e ciência


Do desejo de integrar soluções tecnológicas às qualidades artísticas de seus projetos de construção civil, o arquiteto e urbanista Jaques Suchodolski traz para o Brasil o primeiro empreendimento imobiliário com aproveitamento de energia eólica.

O projeto residencial Neo se destaca pelo uso inovador de duas turbinas Helix Wind, colocadas no topo das duas torres do empreendimento, utilizadas para o aquecimento da água do condomínio - um conceito de sustentabilidade batizado de Next Generation e que prevê novos empreendimentos dentro desta proposta.

Incorporado pela Asas Incorporações e Habitat Ltda e executado pela Seleta Engenharia Ltda, com a conclusão das obras prevista para o verão de 2012, o Neo será construído no bairro Novo Campeche em Florianópolis (SC), cidade onde Jaques reside há cerca de dois anos, depois de uma bem-sucedida carreira de mais de três décadas em São Paulo e nos Estados Unidos.

Dedicado a exercer o papel da arquitetura como ferramenta para uma melhor qualidade de vida, Jaques pretende contribuir de forma decisiva na cultura construtiva da ilha de Santa Catarina, da mesma forma em que participou de projetos transformadores em outras partes do mundo, como a reurbanização das marginais dos rios da capital paulista e a revitalização urbana da região do Harlem em Nova York, no início da década de 80.

Com educação formal na faculdade de arquitetura da USP (FAU), Jaques considera fundamentais as experiências na área artística vividas na juventude, como escolas de arte, pintura e cursos de teatro amador: “O bom arquiteto precisa de uma boa bagagem cultural para saber observar e apreciar os espaços, algo que não se aprende na universidade”, acredita.

Com passagens pelos escritórios de Paulo Mendes da Rocha e Joaquim Guedes, coordenação de desenho urbano para o PICCED-Pratt Institute de Nova York e a autoria de projetos que montam mais de 2.000 unidades residenciais, Jaques encontrou na tecnologia norte-americana das turbinas de vento com eixo vertical, a solução ideal para incorporar uma inovação altamente funcional e de agradável apelo estético a um empreendimento de alto padrão.

Com suas dimensões reduzidas– 1,20m de diâmetro e 6,00m de altura - e formas esculturais, cada turbina do Neo será capaz de gerar cerca de 5 kilowatts, de maneira silenciosa e segura, numa configuração ideal para a instalação em casas e edifícios.

Situado em uma área geográfica central – entre as praias de mar aberto da Joaquina e do Campeche no leste da ilha de Santa Catarina -, o Neo estará situado em um bairro planejado, cercado por áreas de preservação ambiental, que atrai um público de alto poder aquisitivo e sensível à questão do desenvolvimento sustentável.

Mas se a beleza natural do local e o perfil do público, por si só, seriam o bastante para garantir a viabilidade do empreendimento, Jaques quis ir além na busca da sustentabilidade. Apoiado em uma abordagem científica, passou os últimos dois anos pesquisando equipamentos e realizando testes com um anemômetro para analisar o comportamento do vento, até se decidir pela realização deste seu primeiro e ambicioso projeto em Florianópolis.

Daí pra frente, ele se dedicou ao instigante processo de exercitar sua arte no desenho dos espaços internos e externos dos 24 apartamentos do Neo, levando em conta tudo aquilo que gostaria de ter em sua própria residência em termos de conforto térmico e acústico, espaço e sofisticação.

Elementos que potencializam o sucesso de um projeto que tem no uso racional dos recursos naturais o seu atrativo substancial – na combinação inédita de energia eólica combinado com sistema de captação solar e tratamento de efluentes para o reaproveitamento da água consumida: “O condomínio não irá utilizar nenhum combustível fóssil e o custo de aquecimento da água será próximo de zero”, ressalta ele.

www.conceitonext.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário