quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ubuntu 10.10 para netbooks terá interface mais otimizada para telas pequenas

Mark Shuttleworth divulgou em seu blog detalhes de idéias que poderão ser aplicadas no Ubuntu 10.10 Netbook Edition, otimizando o uso do espaço na tela. A maioria dos netbooks têm telas pequenas, widescreen porém "baixas", de forma que os sites e conteúdos dos programas se enquadram bem horizontalmente - mas o usuário precisa usar muita rolagem vertical. Uma resolução comum é 1024x600. Barras de título, tarefas, status, menus e outras coisas consomem um espaço considerável, por mais que não sejam tão importantes durante o uso para leitura ou atividade centralizada na área principal do aplicativo.

A idéia básica é mesclar o menu principal do aplicativo na barra do topo, o que é bastante conhecido por usuários do Mac OS. Isso já pode ser feito com o gnome-globalmenu, só que pretendem usar o D-Bus para gerenciar e renderizar o menu, liberando um pouco do trabalho de aplicativos adicionais para isso.

Pelo visto será somente na versão para netbooks, pensando em aproveitar melhor o pequeno espaço na tela. Pelo menos por enquanto o Ubuntu não adotará esse padrão na versão desktop (para quem achou que seria uma cópia da interface do Mac), já que em geral nos desktops há espaço de sobra na tela.

Eles estão elaborando rascunhos também de um esquema para tirar a barra de título, mesclando-a com os menus e controles da janela num único painel. Quanto a isso há mais incertezas, mas a idéia está sendo estudada. O menu poderia ficar, quem sabe, oculto - sendo necessário mover o mouse para cima ou teclar Alt para que ele aparecesse.

As interfaces de sistemas para netbooks realmente precisam ser reconsideradas. Não basta adaptar por cima um sistema para uso comum em telas "normais" ou "grandes" (de 15" para cima) numa telinha, já que a satisfação e experiência dos usuários fica bastante comprometida. Quem sabe outros sistemas e interfaces também pensem nessas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário