sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ILP: Especialização em Gestão Pública absorve mais de 80% de servidores efetivos

8O Instituto do Legislativo Potiguar- Escola da Assembleia Legislativa, deu início às aulas do curso de Especialização em Gestão Pública. A instalação oficial ocorreu durante o Seminário Motores do Desenvolvimento, evento promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte - Fiern e que este ano abordou o tema Gestão Pública.

Diante da temática, e considerando que dentre as atividades acadêmicas do curso consta a participação em seminários que tratem de assuntos correlatos com o conteúdo programático, a Assembleia Legislativa, através do ILP, articulou a presença dos alunos no evento.

Na oportunidade, eles ouviram palestras dos empresários Jorge Gerdau e Vicente Falconi, que deram uma visão do quanto o setor privado necessita da boa gestão pública. E ainda do governador Eduardo Campos, que mostrou como sua experiência de gestão moderna vem buscando acertos no estado de Pernambuco.

A primeira turma do curso é formada por 60 alunos, dos quais mais de oitenta por cento são servidores efetivos da Assembleia Legislativa, fato que vem ao encontro dos objetivos do ILP, que se resumem na capacitação, atualização e treinamento do seu quadro funcional, na perspectiva da formação de líderes.

A matriz curricular do curso, com carga horária de 400 horas, está concebida em dois módulos, e ao final propicia ao aluno a opção entre duas especialidades: formação em Administração Legislativa ou formação em Organizações Públicas.

Na estrutura curricular do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública destacam-se as disciplinas Gestão Pública - Tendências e Desafios; Planejamento e Gestão Estratégica; Gestão de Processos Organizacionais; Gestão de Pessoas; Gestão Orçamentária e Planejamento Financeiro; Gestão de Compras e de Recursos Patrimoniais; Teoria das Organizações; Sistemas de Informação e de Processo Decisório; Sistemas de Qualidade nas Organizações Públicas; Novos Modelos de Organização Pública; Direito Constitucional e Administrativo; Elaboração e Análise de Projetos no Setor Público.

Paralelamente ao curso superior de gestão pública, o ILP tem em fase conclusiva, neste semestre, o curso de Especialização em Administração Legislativa, com a participação de mais de 50 alunos. Atualmente, está sendo ministrada a disciplina Finanças e Orçamento Público, e com o módulo Sistema de Informações, de Controle e de Processo Decisório, que inicia em 26 de setembro, restará aos alunos somente a elaboração do trabalho de conclusão do curso.

Desde o início de suas atividades acadêmicas em 2009, até o primeiro semestre de 2011, o ILP ofereceu 95 cursos, abrangendo um universo em torno de dois mil inscritos, e neste segundo semestre, mais 27 cursos estão sendo realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário