sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Brasileiros e franceses vão estudar área de fronteira entre Guiana e Amapá


O projeto Observação por Satélite do Meio Ambiente Transfronteiriço Guiana Francesa –Amapá (OSE), coordenado pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), visa elaborar uma cartografia multitemática sobre tipologias ambientais da região, definir a biodiversidade local e o grau de degradação das coberturas florestais.

Limitada ao norte por um ambiente costeiro sob a influência do Rio Amazonas, na parte central, por uma floresta cortada por duas rodovias nacionais (Macapá/Oiapoque e Saint-Georges-Caiena) e, ao sul, por dois parques nacionais - o Parque Amazônico da Guiana Francesa e o Parque Nacional do Tumucumaque, do Brasil -, a área entre a Guiana Francesa e o Amapá é uma região de grande diversidade ambiental.

O Museu Paraense Emílio Goeldi foi convidado e vai participar do projeto, colaborando no monitoramento e na proteção da Bacia do Oiapoque, na região entre a Guiana Francesa e o Estado do Amapá. O projeto vai durar três anos e terá orçamento de cerca de 2 milhões de euros.

Os cientistas devem obter ainda informações sobre aspectos como agro-biodiversidade dos espaços humanizados, biodiversidade de ecossistemas e recursos costeiros, atividades de mineração e seus impactos sobre ambientes próximos e riscos de transmissão da malária na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário